Caso Volksvargas: quando o remédio é pior que a doença

Caso 'Volksvargas': quando o remédio é pior que a doença

Amanhã, quinta-feira, completa-se uma semana desde que o gabinete de Luís Montenegro anunciou que pretendia apresentar uma queixa-crime contra Luís Vargas, autor da página satírica “Volksvargas”, que conta atualmente com cerca de 14.500 seguidores. A queixa é motivada pela publicação de um post que continha “uma falsa mensagem atribuída ao Presidente dos Estados Unidos da América e ao primeiro-ministro de Portugal”, conforme indicado pelo Governo.

Leitão Amaro, horas depois, classificou o ato como uma “tentativa de desinformação” que “afeta a posição internacional de Portugal”. O ministro da Presidência enfatizou, durante o briefing pós-Conselho de Ministros, a importância de uma ação judicial contra o autor do post, argumentando que a publicação “não provém de uma conta que se identifique como paródia, não existe uma mensagem que a qualifique como satírica, irónica ou uma brincadeira”, considerando-a uma “falsidade disseminada para centenas de milhares de pessoas”.

“Trata-se de uma defesa da verdade, da institucionalidade e do bom nome do primeiro-ministro de Portugal, que foi vítima, assim como muitos outros cidadãos portugueses, de ações de desinformação online. (…) Acredito que os portugueses compreendem, e quase exigem, uma reação a esse ataque à posição de primeiro-ministro”, afirmou diante dos repórteres.

Contudo, seis dias após a divulgação do anúncio de processar o autor da página satírica, ainda não foram revelados detalhes sobre o processo. O ECO/+M tentou verificar junto do gabinete do primeiro-ministro se a queixa já tinha sido efetivada, quais seriam, de fato, os crimes atribuídos e se a denúncia seria feita a título particular ou com recursos do Estado.

Foi informado, sem mais pormenores, que a queixa foi formalizada no dia em que a publicação apareceu, e foi assinada por Luís Montenegro, primeiro-ministro. A responsabilidade de investigar os crimes ou delitos caberá ao Ministério Público.

“Há uma tentativa deliberada de deslocar o debate do campo da liberdade de expressão para segurança da informação, do humor político para responsabilidade institucional. O problema é que essa requalificação não é consensual nem evidente, nem juridicamente ou a nível comunicacional

Afonso Azevedo Neves

account director da AMP Associates

Durante dois dias, e ainda no rescaldo das eleições, as atenções estiveram voltadas para o post, seu autor e a ameaça do primeiro-ministro de processar o criador de posts satíricos na rede social X. “É o ‘caso’ Anjos”, agora no âmbito político, como mencionou uma fonte ouvida pelo +M, referindo-se ao processo em que a dupla de cantores processou a humorista Joana Marques, absolvida em tribunal.

“Penso que a intenção do gabinete foi, primeiramente, alertar sobre o potencial dano à posição internacional de Portugal e enviar um sinal, tanto interno quanto externo, de intolerância à falsificação de declarações oficiais, especialmente em um contexto internacional sensível. Procurou traçar uma linha vermelha e demonstrar autoridade e controle num momento em que o Governo tem enfrentado grandes pressões”, analisa Afonso Azevedo Neves, account director da AMP Associates, ao tentar entender a postura do primeiro-ministro.

“Há uma tentativa deliberada de deslocar o debate do campo da liberdade de expressão para segurança da informação, do humor político para responsabilidade institucional. O problema é que essa requalificação não é consensual nem evidente, nem juridicamente ou a nível comunicacional”, acrescenta, quando convidado a comentar as declarações de Leitão Amaro que justificaram a ação judicial.

“O Governo escolhe um instrumento muito pesado, como a ameaça de queixa, para lidar com um fenômeno que é, por sua natureza, leve, amplificando brutalmente o alcance do conteúdo que se queria deslegitimar”, resume.

Rodrigo Viana de Freitas, CEO da Central de Informação, é ainda mais incisivo. “Quando se perde a noção do ridículo, não há argumentos que sustentem”, critica em relação às justificativas apresentadas pelo ministro da Presidência.

“O mal já está feito e não existe argumentação que possa apagar o dano. Aquele comunicado jamais deveria ter sido emitido, pois trata-se de uma publicação sem relevância significativa, numa página claramente humorística. E isso não configura, evidentemente, um ato de desinformação”, defende o CEO da Central de Informação.

Ele salienta que existem milhares de publicações semelhantes diariamente nas redes sociais, milhares de piadas, memes e montagens que têm como alvo políticos de diversos espectros, nacionais e internacionais, e questiona: “O objetivo será processar todos eles?”.

Não há racional possível, exceto pela pressão que o primeiro-ministro pode estar a sentir por não apoiar António José Seguro na segunda volta. E, se essa for a razão, é um sinal negativo para a gestão de comunicação do Governo.

Rodrigo Viana de Freitas

CEO da Central de Informação

“O gabinete de Luís Montenegro não vive tempos fáceis. E a significativa derrota de Marques Mendes na primeira volta das presidenciais deixou suas marcas. A reação, em comunicado, a uma publicação de uma página de sátira de um designer é apenas mais um indicativo desse desvio. E se essa foi uma tentativa de desviar o foco da discussão sobre a neutralidade de Montenegro na segunda volta, a solução acabou por ser mais problemática do que o próprio problema”, critica.

Em termos de comunicação, existe algum racional para esta decisão? É aceitável, ou estratégico, contestar conteúdos satíricos nas redes sociais?

“Não há racional possível, exceto pela pressão que o primeiro-ministro pode estar a sentir por não apoiar António José Seguro na segunda volta”, aponta Rodrigo Viana de Freitas. Se essa for a motivação, “é um indicativo de que a gestão de comunicação do Governo está em crise”, prossegue, considerando a decisão e a comunicação “inaceitáveis e completamente contraproducentes”.

Por quê? Porque gera uma imagem de insegurança, de sentimento de perseguição e de falta de senso de humor, algo que também deve ser mantido. “É bastante estranho, especialmente vindo de um primeiro-ministro que exibe um sorriso forçado, mesmo em questões como a neutralidade assumida na segunda volta das presidenciais”, afirma.

Afonso Azevedo Neves também acredita que o Governo abriu espaço para críticas quanto à sua cultura democrática, devido à assimetria dos instrumentos e à percepção de um poder contra um criador satírico. “A página é reconhecidamente de sátira política, e o texto em questão contém várias expressões que claramente são satíricas, e não vislumbro consequências diplomáticas concretas. Seria mais eficaz ignorar tudo ou, na melhor das hipóteses, tentar alguma mediação pedagógica”, observa.

Voltando a outubro de 2024, no dia da apresentação do pacote de medidas de apoio aos meios de comunicação, o primeiro-ministro também demonstrou desconforto, mas desta vez em relação à imprensa, afirmando que desejava um jornalismo “mais tranquilo”, “menos apressado”, com garantias de qualidade e sem perguntas “sopradas”.

Salvaguardando as diferenças, principalmente por se tratar de uma rede social comparada a órgãos de comunicação, existe aqui um paralelismo? As opiniões dos dois profissionais não são exatamente coincidentes.

“As intervenções de Luís Montenegro em 2024 fazem parte de um discurso legítimo, e não me oferecem grandes dúvidas nem justificam qualquer alarme em querer um jornalismo mais tranquilo, menos ‘ofegante’, que permita um jornalismo mais refletido e aprofundado”, começa o account director da AMP Associates.

Contudo, ao observar este episódio, corre-se o risco de pensar que o Governo lida com desconforto em relação ao papel do jornalista como mediador e, em vez de procurar um jornalismo mais profundo, almeja um jornalismo mais previsível, redefinindo o que é aceitável no debate político. “O Governo não tinha essa intenção, mas, mais uma vez, a desproporção da reação torna o episódio desnecessariamente relevante”, afirma.

Para Rodrigo Viana de Freitas, no entanto, ambas as situações indicam um mesmo princípio, “a vontade de controlar a informação”. “São ambas um péssimo sinal, que demonstra que, nessa matéria, o Governo de Luís Montenegro não está tão distante dos princípios defendidos por Donald Trump ou, em tempos recentes, por Jair Bolsonaro”, analisa, antes de deixar mais uma pergunta: “Será por isso que se mantém neutro na segunda volta das presidenciais, mantendo em aberto o voto do eleitorado PSD em André Ventura? Seja qual for a razão, é difícil desassociá-lo desse rótulo”, enfatiza.

Essas duas situações podem ser vistas como tentativas de censura, ou é exagero dizê-lo? “Já percebemos que existe um racional comunicacional, embora frágil. E uma estratégia que, por ser mal elaborada, amplificou o problema ao invés de resolvê-lo. Quanto a afirmar que se trata de censura, ou mesmo uma tentativa de censura, creio que é um claro exagero e, em termos formais, não se configura dessa forma. Contudo, é, sem dúvida, um bom case study sobre como não comunicar.”

ondaCoimbra.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.