Após 36 anos no futebol profissional, Quique Flores vivenciou uma situação incomum: em março de 2024, foi alvo de insultos devido às suas raízes ciganas, descrevendo a experiência como “feia e humilhante”. Em diálogo, o ex-treinador do Benfica aborda o incidente envolvendo Prestianni e Vinicius, recorda um episódio doloroso entre Getafe e Sevilha e fala sobre a violência racista que seu colega Freddy Rincón enfrentou no Real Madrid.
No dia do confronto entre Real Madrid e Benfica, o espanhol de 61 anos analisa o oponente e as dificuldades enfrentadas pelos madridistas. Embora admire o desempenho da equipe encarnada, ressalta que “Bernabéu é o Bernabéu”, indicando que a tarefa será extremamente complicada para os jogadores de Mourinho, um adversário “muito diferente” que ele já enfrentou inúmeras vezes como técnico do Valência e do Atlético Madrid.
Além disso, o treinador reflete sobre a escassez de talentos no futebol e, para manter a esperança viva, cita o poeta chileno Pablo Neruda.
Começando pela questão de Prestianni e Vinicius. Qual é a sua opinião sobre essa história?
Adoto uma postura de tolerância zero em relação ao racismo. Acredito que qualquer gesto ou situação que implique racismo deva ser punido de forma exemplar, tanto para aqueles que desejam um futebol limpo quanto para promover um ambiente de respeito e convivência. Não há outro caminho. Para mim, se há racismo, deve haver punição, e um jogador que insulta outro nessas circunstâncias deve ser penalizado.
Mas é difícil quando não se pode provar, não é?
Todos entendemos que, ao tapar a boca, a intenção não é acrescentar, mas sim o contrário. O agressor, neste caso, não se defendeu de forma convincente. Considero que a UEFA precisa agir e impor um castigo.
Surpreende-o esse castigo preventivo?
Pareceu-me adequado e justo. O castigo deve ser preventivo devido à presunção de inocência, mas, sejamos sinceros, a partir de agora seria fácil para os jogadores cobrirem a boca com a camisola para se comunicarem, certo? Isso seria inaceitável. Estaríamos ultrapassando uma linha vermelha, especialmente em um momento em que devemos proporcionar uma imagem de um espaço educativo, além do desportivo. Não vejo isso em outras modalidades.
Quique recentemente sofreu isso na pele, quando era treinador do Sevilha contra o Getafe, e falou com orgulho de suas raízes ciganas. Como é viver essa realidade?
É uma situação desagradável. Nunca havia passado por isso, foi a primeira vez em um campo, após 23 anos como treinador e 13 como jogador. É uma experiência desagradável. Por isso, consigo imaginar como deve ser suportar insultos constantes e intensos… não estou me colocando na pele de Vinicius, mas sim na de qualquer jogador que, por qualquer motivo, possa ser alvo de ofensas racistas.
Parece-me algo feio, desagradável e humilhante. Não é o futuro que desejamos. Imagino que em cinco, 10, 15 ou 20 anos, os estádios de futebol sejam apenas locais onde as pessoas se reúnem para eventos desportivos, expressando tanto a paixão quanto a educação.
