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Por que tantas crianças pequenas com TDAH estão recebendo o tratamento errado

Por que tantas crianças pequenas com TDAH estão recebendo o tratamento errado

Crianças pequenas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) muitas vezes recebem medicação logo após o diagnóstico, o que contraria as diretrizes de tratamento endossadas pela Academia Americana de Pediatria, segundo um estudo liderado pela Stanford Medicine.

A descoberta, publicada em 29 de agosto na JAMA Network Open, destaca uma deficiência no atendimento médico para crianças de 4 e 5 anos com TDAH. As diretrizes de tratamento recomendam que essas crianças e suas famílias tentem seis meses de terapia comportamental antes de iniciar a medicação para o TDAH.

No entanto, os pediatras frequentemente prescrevem medicação imediatamente após o diagnóstico, de acordo com uma análise de registros médicos de quase 10.000 crianças pequenas com TDAH que receberam cuidados em oito redes de saúde pediátrica nos Estados Unidos.

“Descobrimos que muitas crianças pequenas estão sendo prescritas com medicamentos muito rapidamente após o diagnóstico de TDAH ser documentado”, disse o autor principal do estudo, Yair Bannett, MD, professor assistente de pediatria. “Isso é preocupante, porque sabemos que iniciar o tratamento do TDAH com uma abordagem comportamental é benéfico; tem um grande efeito positivo na criança, bem como na família.”

Além disso, os medicamentos estimulantes prescritos para a condição causam mais efeitos colaterais em pacientes jovens do que em crianças mais velhas, disse Bannett. Antes dos 6 anos, o corpo das crianças não metaboliza completamente os medicamentos.

“Não temos preocupações sobre a toxicidade dos medicamentos para crianças de 4 e 5 anos, mas sabemos que há uma alta probabilidade de falha no tratamento, porque muitas famílias decidem que os efeitos colaterais superam os benefícios”, disse ele. A medicação estimulante pode tornar as crianças pequenas mais irritáveis, emocionais e agressivas.

O TDAH é um transtorno do desenvolvimento caracterizado por hiperatividade, dificuldade de prestar atenção e comportamento impulsivo.

“É importante identificá-lo precocemente porque sabemos que essas crianças estão em maior risco de ter problemas acadêmicos e não completarem a escola”, disse Bannett. A identificação precoce e o tratamento eficaz para o TDAH melhoram o desempenho acadêmico das crianças. Pesquisa demonstrou que um bom tratamento também ajuda a preparar indivíduos com TDAH para muitos aspectos da vida adulta, como manter empregos, ter relacionamentos bem-sucedidos e evitar problemas com a lei.

Tratamentos Complementares

A terapia comportamental e a medicação, as duas principais abordagens de tratamento para o TDAH, têm propósitos diferentes.

“O tratamento comportamental atua no ambiente da criança: nas ações dos pais e na rotina que a criança tem”, explicou Bannett. A terapia ajuda os pais e as crianças a construir habilidades e estabelecer hábitos compatíveis com o funcionamento do cérebro da criança.

O tratamento comportamental baseado em evidências recomendado pela Academia Americana de Pediatria é chamado de treinamento parental em gerenciamento comportamental. O treinamento ajuda os pais a construir relacionamentos fortes e positivos com seus filhos; oferece orientações para recompensar comportamentos positivos da criança e ignorar comportamentos negativos; e recomenda ferramentas que ajudam crianças com TDAH, como a criação de cronogramas visuais para ajudá-las a se organizarem.

Em contraste, a medicação alivia os sintomas do TDAH, como hiperatividade e desatenção, com efeitos que desaparecem à medida que o corpo metaboliza cada dose do medicamento.

Ambas as abordagens são necessárias para a maioria das crianças com TDAH terem um bom desempenho. No entanto, estudos anteriores com pré-escolares diagnosticados com 4 ou 5 anos mostram que é melhor começar com seis meses de tratamento comportamental antes de prescrever qualquer medicação.

Prescrições Rápidas

Os pesquisadores analisaram dados de registros eletrônicos de saúde de crianças atendidas em práticas de cuidados primários afiliadas a oito centros médicos acadêmicos dos EUA. Começaram com 712.478 registros de crianças de 3, 4 ou 5 anos que foram vistas por seu médico de cuidados primários pelo menos duas vezes, durante um período de pelo menos seis meses, entre 2016 e 2023.

Desse total, os cientistas identificaram 9.708 crianças que receberam um diagnóstico de TDAH, representando 1,4% das crianças na amostra inicial. Eles descobriram que 42,2% dessas crianças – mais de 4.000 – foram prescritas com medicação dentro de um mês após o diagnóstico de TDAH. Apenas 14,1% das crianças com TDAH receberam medicação mais de seis meses após o diagnóstico. Os pesquisadores não tiveram acesso a dados sobre encaminhamentos para terapia comportamental, mas como as crianças pequenas devem tentar a terapia por conta própria durante seis meses antes de receber medicação, qualquer uma que foi prescrita com medicação antes disso provavelmente não estava sendo tratada de acordo com as diretrizes da academia. Um estudo menor de recomendações para terapia comportamental, publicado em 2021, encontrou que apenas 11% das famílias receberam a terapia de acordo com as diretrizes.

Crianças que receberam inicialmente um diagnóstico formal de TDAH eram mais propensas a receber medicação dentro dos primeiros 30 dias do que aquelas cujos prontuários médicos inicialmente anotaram alguns sintomas de TDAH, com um diagnóstico posterior. Mas mesmo entre os pré-escolares que não atenderam inicialmente aos critérios completos para a condição, 22,9% receberam medicação dentro de 30 dias.

Barreiras ao Tratamento Comportamental?

Como o estudo foi baseado em uma análise de registros médicos eletrônicos, os pesquisadores não puderam perguntar por que os médicos tomaram as decisões de tratamento que tomaram. No entanto, a equipe de Bannett teve conversas informais com médicos, fora do escopo do estudo, nas quais perguntaram por que prescreveram medicamentos.

“Um ponto importante que sempre surge é o acesso ao tratamento comportamental”, disse Bannett. Alguns locais têm poucos ou nenhum terapeuta que ofereça o tratamento, ou o seguro dos pacientes pode não cobri-lo. “Os médicos nos dizem: ‘Não temos para onde enviar essas famílias para o treinamento de gerenciamento comportamental, então, pesando os benefícios e riscos, achamos que é melhor dar medicação do que não oferecer tratamento algum.'”

Bannett disse que espera educar pediatras de cuidados primários sobre como preencher essa lacuna. Por exemplo, recursos online gratuitos ou de baixo custo estão disponíveis para os pais que desejam aprender os princípios da abordagem comportamental.

E enquanto o estudo se concentrou nos pacientes mais jovens com TDAH, a terapia de gerenciamento comportamental também ajuda crianças mais velhas com o diagnóstico.

“Para crianças de 6 anos ou mais, a recomendação é tratar com ambas as abordagens, porque a terapia comportamental ensina à criança e à família habilidades de longo prazo que as ajudarão na vida”, disse Bannett. “A medicação não fará isso, então nunca vemos a medicação como a única solução para o TDAH.”

Pesquisadores contribuíram para o estudo do Children’s Hospital of Philadelphia, da Perelman School of Medicine da University of Pennsylvania, do Nationwide Children’s Hospital, da Ohio State University College of Medicine, do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center, da University of Cincinnati College of Medicine, do Texas Children’s Hospital, da Baylor College of Medicine, do Ann and Robert H. Lurie Children’s Hospital of Chicago, do Children’s Hospital of Philadelphia, da University of Colorado e do Nemours Children’s Hospital.

Este trabalho foi apoiado pelo Stanford Medicine Maternal and Child Health Research Institute; pelo National Institute of Mental Health (subvenção K23MH128455); e pelo National Heart, Lung, and Blood Institute (subvenção K23HL157615). O estudo foi conduzido usando o PEDSnet, uma Rede de Pesquisa Clínica Pediátrica. O PEDSnet foi desenvolvido com financiamento do Patient-Centered Outcomes Research Institute.

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